Libertem a urbe das amarras da vaca sagrada!

Sunday, October 2, 2016

Ontem uma pessoa que prezo pelo nível inteletual veio descarregar a sua mais que legítima indignação, que também é a minha, sobre o corte absurdo das árvores no eixo central em Lisboa, nomeadamente na Praça de Saldanha.
"Ciclovias e praças? que é esta vergonha!? Estas árvores levam dezenas de anos a crescer."



Mas tal como no meu post anterior a percepção pública, mesmo em pessoas com dois dedos de testa, mantêm-se e propaga-se de que é para meia dúzia de eleitos e adeptos das bicicletas que se anda a gastar o erário público, se criou o caos na cidade e no trânsito e... mal maior se andam a cortar árvores sem necessidade!

http://destrezadasduvidas.blogspot.pt/2016/09/geometria-quanto-obrigas.html

http://ocorvo.pt/2016/06/14/activistas-contra-corte-de-arvores-por-causa-das-obras-de-requalificacao-do-eixo-central/

Mas como já disse a este meu amigo e a muitas outras pessoas:
NÃO É POR MIM QUE ANDAM A CORTAR ÁRVORES!
Nem por mim nem por centenas/milhares de pessoas que querem uma cidade melhor para todos!
Se acham que se devem queixar, e eu acho que devem e já me queixei, a entidade é CMLisboa e quem anda a fazer estes projetos.

jose.sa.fernandes@cm-lisboa.pt
gab.manuel.salgado@cm-lisboa.pt
gab.presidente@cm-lisboa.pt

E como disse ao meu amigo, a Fontes Pereira de Melo em Lisboa chega a ter DEZ vias dedicadas ao trânsito motorizado (incluíndo estacionamento) por isso bastaria ter removido UMA e já não seria preciso cortar árvores nesta avenida. Não acredita?
Clique lá aqui.

É que no boneco elas não eram cortadas, mas afinal...



Já hoje nos comentários de uma pessoa conhecida no facebook alguém, que me parece ser uma pessoa de bem e com dois dedos de testa, ironizou perante umas série de fotografias sobre a bonança que virá depois do caos das obras e que libertarão, um pouco, o espaço público aos utilizadores dos modos ativos em detrimento da ditadura automóvel e dizia:
"Quando os carros forem completamente impedidos de circular, quero ver em nome de quê nos vão exigir o pagamento do imposto de circulação... (...) Não me agradam inspirações totalitárias. Sou pela livre escolha democrática. Carro, a pé, metro, autocarro? Gosto de ser eu a escolher."

A questão é que eu também quero exatamente o mesmo, ser livre de escolher, mas não me deixam! Existe uma ditadura TOTALITÁRIA que obriga a sociedade a não ter escolha.

Este artigo do Blog A Nossa Terrinha esmiuça bem o absurdo destas mega-auto-estradas urbanas no seio da capital:
http://anossaterrinha.blogspot.pt/2014/07/vias-rapidas-urbanas.html

O problema é o mesmo de muitas outras grandes urbes e está perfeitamente identificado...
é a VACA SAGRADA!!!
(nada contra a religião, é uma analogia apenas) 

Cortam-se árvores porque há um medo enorme de mexer na vaca sagrada!!
Há preconceitos em tocar na vaca sagrada!
Não se pode mexer no raio do espaço da vaca sagrada... e a essa vaca é o carro!

E enquanto estivermos ao nível da Copenhada de há 40 anos  (quem diria que foi assim outrora)...


"Copenhaga em 1973: carros por todo o lado e em cima dos passeios. Lisboa leva 40 anos de atraso para recuperar. A evolução é lenta, mas inevitável. Adaptem-se ou fossilizem no passado das cidades desumanas. A mudança está em marcha e veio para tornar os centros urbanos mais amigos de todas as pessoas :)"
("roubado" do facebook do GP - uma pessoa que é uma inspiração para todos nós!)

...dizia, e enquanto estivermos ao nível da Copenhada de há 40 anos... nunca os vamos atingir no ranking da felicidade!
https://pt.wikipedia.org/wiki/Relat%C3%B3rio_Mundial_da_Felicidade

Não é preciso acabar com a vaca mas é preciso acabar com os previlégios vaca!!!
Equilibrar a balança para acabar com totalitarismos!

E o que raio tem isto a ver com bicicletas...?

Tem porque não é por mim que andam a fazer ciclovias e a gastar este dinheiro todo que é nosso, não é por mim que andam a cortar árvores para se fazerem novas ciclovias em cima do passeio, não é nem por mim nem por milhares de pessoas como eu... é por milhares de muitas mais que acham que o seu carro é que tem de ser subsidiado e sobre o qual são feitos estes absurdos!!

2 comments

  1. Sobre o abate das arvores no Saldanha. https://www.facebook.com/camaradelisboa/photos/a.310303575656266.81230.310292928990664/1291491370870810/?type=3

    ReplyDelete
  2. Muito bom Nuro!
    Os carroólicos além de defender a vaca, são burros, têm palas!

    ReplyDelete

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags